HRO

Hospital Regional do Oeste

admin | 28.10.2010 | Comentários desativados em Início com 60 leitos

A construção do Hospital Regional iniciou em fevereiro de 1982. Sua inauguração ocorreu em 30 de outubro de 1986, com funcionamento inicial de 60 leitos. A administração foi transmitida pelo então governador do Estado Esperidião Amin no seu primeiro mandato, ao Padre Niversindo Querubim, representando a Beneficência Camiliana do Sul. Consta nos registros do Hospital que o Prefeito da época era Ledônio Migliorini e o Primeiro Diretor Clínico o médico José Aymone Neto. Assumiu o cargo de Diretor Geral Cleber José do Nascimento, no período de 1986 à 1989, após o cargo foi repassado para Sebastião Neres, até o ano de 1990.

A transferência administrativa para a Sociedade Beneficente Lar da Fraternidade (SBLF), ocorreu em 27 de agosto de 1990. A SBLF foi reconhecida como de utilidade pública em 30 de abril de 1993. Conforme os estatutos sociais consolidados, a SBLF constitui-se como sociedade civil fundada em 24 de maio de 1971, com prazo de duração indeterminado, visando o benefício da comunidade, através de prática filantrópica, sem fins lucrativos.

Em 12 de outubro de 1997 o Governo do Estado de SC, criou o Conselho de Administração do Hospital Lenoir Vargas Ferreira. Este era presidido pelo Secretário Adjunto da Saúde.

O Conselho foi composto pelos seguintes membros: 3 representantes do SES (Secretaria Estadual da Saúde), 3 representantes do Corpo Clínico do Hospital, 3 representantes dos Funcionários e um representante de cada micro-região.

Esse Conselho desenvolveu uma análise do Perfil Técnico Administrativo do Hospital, concluído em novembro de 1997, com o objetivo de adequar de fato o HRO, como referência Regional do Oeste. Uma vez concluídas as análises o Conselho iniciou a transição da Sociedade Beneficente Lar da Fraternidade para o Consórcio Regional de Municípios.

O Consórcio Regional de Saúde do Hospital Lenoir Vargas Ferreira passou a administrar o Hospital Regional do Oeste (HRO), já com a nova denominação, em primeiro de janeiro de 1998. Possui reconhecimento como de utilidade pública, conforme Lei nº 3796 de 04 de dezembro de 1997, inscrição no CGC 02.122.913/0001-06.

Atualmente, o HRO é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira.

Localização

O Hospital Regional Senador “Lenoir Vargas Ferreira” – Hospital Regional do Oeste – HRO, administrado Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, está localizado no município de Chapecó à 670 Km de Florianópolis, atendendo 92 municípios da Região Oeste, 26 municípios do Paraná e Rio Grande do Sul num total de aproximadamente 1.000.000 habitantes. Sendo que a cidade de Chapecó é a mais representativa com 140.000 habitantes, e que pela localização geográfica usufrui da maioria dos serviços ofertados.

Endereço: Rua Florianópolis, 1448-E
Bairro: Esplanada
CEP: 89812-021
Chapecó – SC

Comentários encerrados.

Seções

  • Governo do Estado de Santa Catarina
  • Secretaria de Estado da Saúde de SC
  • Lista de espera | SUS
  • Sistema Único de Saúde - SUS

Notícias

No public Twitter messages.