HRO

Hospital Regional do Oeste

HRO | 27.11.2014 | Comentários desativados em HRO sediou a Oficina de Dimensionamento de Pessoal oferecido pelo COREN-SC

No último dia 25 de novembro o Hospital Regional do Oeste foi sede da Oficina de Dimensionamento de Pessoal, evento oferecido pelo Conselho Regional de Enfermagem em Santa Catarina (COREN/SC).

Oficina de Dimensionamento de Pessoal00034

Oficina de Dimensionamento de Pessoal00030

Oficina de Dimensionamento de Pessoal00031

Oficina de Dimensionamento de Pessoal00032

Oficina de Dimensionamento de Pessoal00033

Assim como a Fórmula de Bhaskara, Teorema de Pitágoras e função de 2º grau, também existem expressões matemáticas para calcular o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem das Unidades Assistenciais das instituições de saúde.

“O cálculo, descrito na Resolução Cofen nº 293/2004, estabelece parâmetros para dimensionar o quantitativo mínimo dos diferentes níveis de formação dos profissionais de Enfermagem para a cobertura assistencial nas instituições de saúde”, explica a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Conselheira Jaçany Aparecida Borges Prudente.

Para unidades de internação, considera-se: o Sistema de Classificação de Pacientes, os dias da semana, a jornada semanal de trabalho, o índice de segurança técnica (férias e absenteísmo), taxa de ocupação, quantidade de pessoal, o total de horas e o coeficiente da Constante de Marinho. Já para unidades assistenciais especiais (ambulatório, centro de material de esterilização, pronto atendimento e centro cirúrgico, por exemplo) – em vez de Sistema de Classificação de Pacientes, dias da semana, jornada semanal de trabalho e taxa de ocupação – considera-se sítio funcional, atividade, área operacional e período de trabalho.

“O cálculo constitui uma das atribuições dos Gerentes de Enfermagem para que haja o dimensionamento adequado e a assistência em Enfermagem seja prestada de forma segura e com qualidade”, reforça a Conselheira.

Para que os profissionais de Enfermagem aprendam/relembrem com exemplos práticos a executaram os cálculos, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) está com inscrições abertas para Oficinas de Dimensionamento de Pessoal. A atividade será ministrada pelos Enfermeiros Fiscais durante um dia, das 8h às 17h. Podem participar: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de Enfermagem. (fonte dados complementares: site do COREN/SC)

Comentários encerrados.

Seções

  • Governo do Estado de Santa Catarina
  • Secretaria de Estado da Saúde de SC
  • Lista de espera | SUS
  • Sistema Único de Saúde - SUS

Notícias

No public Twitter messages.