HRO

Hospital Regional do Oeste

HRO | 05.02.2015 | Comentários desativados em Projeto de educação permanente do Serviço de Oncologia do HRO

Programa de Atividades da Equipe Multidisciplinar em Terapia Antineoplásica para 2015.

projeto_oncologia

Área Temática Principal: prevenção do câncer e divulgação de informações para desmitificar a doença. Área Temática Secundária: educação em saúde, educação continuada aos colaboradores. Público: Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, estudantes, usuários, visitantes, familiares e colaboradores em geral.

JUSTIFICATIVA
O Brasil vem sofrendo mudanças em seu perfil demográfico como, urbanização populacional e da industrialização, dos avanços da ciência e da tecnologia, unem-se os novos estilos de vida e a exposição, mais intensa a fatores de risco próprios do mundo contemporâneo. Essas mudanças trouxeram uma alteração importante no perfil de morbimortalidade.
O Câncer é um conjunto de mais de 100 tipos diferentes de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células anormais com potencial invasivo. O desenvolvimento da maioria dos cânceres requer múltiplas etapas que ocorrem ao longo de muitos anos.
No Brasil, a estimativa para 2015, aponta a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer, sendo que câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos novos) tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil). Sem considerar os casos de câncer de pele não melanoma, estimam-se 395 mil casos novos de câncer, 204 mil para o sexo masculino e 190 mil para sexo feminino.
É incontestável que o câncer é hoje, no Brasil, um problema de saúde pública, cujos controle e prevenção deverão ser priorizados em todas as regiões. A prevenção e o controle do câncer precisam adquirir o mesmo foco e a mesma atenção que a área de serviços assistenciais, pois o crescente aumento do número de casos novos fará com que não haja recursos suficientes para a demanda de diagnóstico, tratamento e acompanhamento. A consequência serão mortes prematuras e desnecessárias. (Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011 – 2022, do Ministério da Saúde).
A enfermagem é uma das profissões da área da saúde cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, se responsabilizando pelo conforto, acolhimento e bem estar do usuário.
Para tanto, deve-se manter o foco na organização da assistência e proporcionar a qualificação da equipe de enfermagem, através da educação continuada.
Considerando esses fatores o Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Oeste, se propõem a desenvolver atividades informativas para conscientizar a população interna e externa a buscar a prevenção, além de melhorar a eficiência do trabalho e o nível de satisfação, tanto dos profissionais como dos usuários.

OBJETIVOS
Objetivo Geral
Despertar ações de auto cuidado para prevenção do câncer entre colaboradores, estudantes, vistantes, usuários e familiares;
Promover o desenvolvimento profissional da equipe de enfermagem do setor de oncologia e privativo, pela ampliação do conhecimento técnico/científico, cultural e humanista, possibilitando uma assistência de qualidade.

Objetivos Específicos
Divulgar informações sobre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer;
Informar mitos e verdades sobre o câncer;
Conscientizar usuários e colaboradores sobre a importância de manter hábitos saudáveis que ajudam na prevenção do câncer;
Reciclar saberes e práticas desenvolvidas no cotidiano pelos profissionais da enfermagem.

Centro(s) Responsável(is) pela Proposta
Equipe Multidisciplinar em Terapia Antineoplásica (EMTA), Unidade Oncológica, em conjunto com Centro de Estudos do Hospital Lenoir Vargas Ferreira.
Coordenador(a) Geral da Atividade: Renata C. Petroli Hall, Michelli Bocca, Justina Lorenzetti.
Coordenador(a) de Educação Permanente: Jussara dos S. Valentini.
Auxiliar da Atividade Administrativa: Solange Bellei.

Comentários encerrados.

Seções

  • Governo do Estado de Santa Catarina
  • Secretaria de Estado da Saúde de SC
  • Lista de espera | SUS
  • Sistema Único de Saúde - SUS

Notícias

No public Twitter messages.